Destaques

Julho Verde: campanha de Prevenção de Câncer de Cabeça e Pescoço tem triagem de pacientes no Ceadas no próximo dia 30 de julho

publicado em 22 de julho de 2021

Segundo dados do Grupo Brasileiro de Câncer de Cabeça e Pescoço, 40 mil casos desse tipo de câncer são detectados a cada ano no Brasil. Outro dado importante: se diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90%.

Pensando na importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Apor e a Clínica Sirius se reuniram para realizar a Campanha Julho Verde em Rondonópolis.

No dia 30 de julho (sexta), a partir das 7h da manhã no Ceadas, as equipes das clínicas estarão fazendo a triagem (avaliação) de pacientes com sintomas. Pacientes de todas as idades são bem-vindos, especialmente aqueles com mais de 50 anos.

Dr. Carlos Henrique Fortes, cirurgião de cabeça e pescoço, explica: “Indicamos a triagem principalmente para pessoas com mais de 50 anos e que fazem uso do tabagismo e de alcoólicas em excesso”.

Sintomas de câncer de cabeça e pescoço

A triagem é indicada para pacientes com os seguintes sintomas: ferida na boca ou nos lábios que não cicatriza há mais de 15 dias, dor de garganta e ronquidão persistente, desconforto ao engolir, nódulo (caroço) no pescoço, manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas na língua, gengiva ou bochechas e sensação de aumento ou elevação da língua no assoalho bucal.

Para participar da triagem, o pacientes deve apresentar documento pessoas, cartão do SUS (caso tenha) e exames anteriores, caso tenha.

Incidência em Rondonópolis e região está crescendo

Entre janeiro e junho de 2021, a Apor fez o aporte financeiro para mais de 70 cirurgias de câncer de cabeça e pescoço. Foram mais de 170 consultas especializadas viabilizadas pela instituição para a busca do diagnóstico desse tipo de câncer.

“Nós estamos assustados com a quantidade de casos de câncer de cabeça e pescoço na região. Convocamos toda a população a se conscientizar sobre a importância da prevenção e buscar o diagnóstico precoce”, diz Marleide Narciso, gestora da Apor.

Live sobre o tema

No dia 28/07, dois dias antes da triagem, será realizada uma Live. Com o tema “Câncer de Cabeça e Pescoço: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, a live será realizada às 19h30, no Instagram da Apor (@apormt) e vai contar com a participação do Dr. Danilo Santana Rodrigues, cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista e também com Jessy Belfort, do Câncer com Ciência.

Apoio e parcerias

Além da Apor e da Clínica Sirius, realizadoras do evento, a campanha tem apoio da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, do Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (CoressMT), da OncoPrime e do Laboratório Célula. A todos os parceiros, nosso muito obrigada.

Informações:

Dia 28/07 (quarta), às 19h30 – Live “Câncer de Cabeça e Pescoço: a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, no Instagram da Apor (@apormt)

Dia 30/07 (sexta), partir das 7h da manhã no Ceadas – Triagem – Diagnóstico de Câncer Cabeça e Pescoço – Gratuito.

Ceadas: Rua Osório Machado, 590 – Vila Adriana

Levar documento pessoal, cartão do SUS e exames anteriores (caso tenha).

Informações: 3023-3200 (Apor).