Destaques, Notícias

Vem aí o Outubro Rosa, APOR realiza ações da campanha

publicado em 26 de setembro de 2013

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. A campanha derrubou as fronteiras e hoje vários países, incluindo o Brasil, realizam o evento que ajudam milhares de pessoas. Foi trazido para o Brasil pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) em 2008.

Este ano a Associação dos Pacientes oncológicos de Rondonópolis (APOR) e  Santa Casa de Misericórdia vão realizar o o dia D da campanha com ações voltadas para toda comunidade.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos novos casos de câncer a cada ano.
No Brasil, a taxa de mortalidade relacionada a essa enfermidade continua elevada, provavelmente porque, apesar da disseminação de informações preventivas, ainda é uma doença diagnosticada em estágios avançados. O objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção das mulheres que têm 40 anos ou mais, sobre a necessidade de reservar um dia em sua agenda para a realização da mamografia anual, buscando a detecção precoce da doença para a redução da mortalidade.
A cor rosa tem o intuito de chamar a atenção da população, sobre a importância da realização do diagnóstico precoce do câncer de mama, através da mamografia, e câncer de colo de útero.