Destaques, Notícias

Transcal recebe campanha de prevenção do câncer de próstata da Apor

publicado em 6 de janeiro de 2021

Na continuidade das ações para prevenção do câncer de próstata, a transportadora Transcal recebeu as equipes da Apor e da Cedirlab no último dia 16 dezembro. Os caminhoneiros da transportadora fizeram a coleta de sangue para a realização do exame do PSA. No total, foram 22 exames realizados.

Com bom humor e compreendendo a importância da realização dos exames, os caminhoneiros conversaram com Marleide Narciso, gestora da Apor, sobre a prevenção do câncer de próstata.

Marcelo Rocha, de 44 anos, realizou o exames pela primeira vez. “A gente tem que se cuidar. Eu tive um cunhado que faleceu de câncer de próstata. Ele demorou pra fazer o exame e quando descobriu a doença já era tarde”, conta Marcelo.

Ataíde Sabino dos Reis, de 54 anos, concorda. “A gente tem um certo medo, mas não pode se deixar levar porque é muito importante fazer a prevenção”, alerta.

Jesuíno Lemes da Costas, de 52 anos, conta que já tinha feito o exame no ano passado e que, se não fosse a campanha da Apor, este ano ia passar batido. “Ainda bem que teve a coleta aqui, na correria eu ia acabar não fazendo”, diz.

Poliana Santos, do RH da empresa, e Vanessa Conceição, do CedirLab organizaram a coleta que só foi viabilizada graças à parceria de Rodemar Pereira, proprietário da transportadora.

“Para nós da Apor é muito importante saber que podemos contar com parceiros como Rodemar Pereira. Precisamos de mais empresários que compreendam a importância da prevenção e colaborem para que a Apor continue realizando seu trabalho”, explica João Pasqualoto, voluntário da Apor que participou ativamente para que as coletas acontecessem.

O apoio da Apor segue com as consultas

Se os motoristas tiverem alguma suspeita identificada, a Apor segue acompanhando o paciente. Ele será direcionado para um urologista pago pela Apor. Seguindo a orientação médica, o paciente pode fazer biópsia e até mesmo cirurgia para retirada de um possível tumor. Seja qual for o encaminhamento, a Apor faz aportes financeiros para a realização do procedimento.

A busca ativa para diagnóstico precoce do câncer de próstata que a Apor está realizando só está sendo possível graças à doação da Bayer Brasil.