Destaques, Notícias

Sete formas de prevenir o câncer

publicado em 23 de maio de 2019

Com os hábitos adequados, até 4 milhões de casos de câncer poderiam ser evitados por ano.

Os casos de câncer no mundo ligados ao tabagismo e à obesidade deverão aumentar em cerca de 75% até 2030, segundo estudo de órgão ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com um relatório do World Cancer Research Fund, levando em conta vários fatores, o câncer é, em muitos casos, uma doença evitável. Câncer como o de cólon é relacionado aos alimentos e à nutrição, por exemplo. Há fortes evidências de que o excesso de peso aumenta o risco dos tipos de câncer de intestino, esôfago, pâncreas, rim, útero, mama, ovário, vesícula, próstata e fígado. A estimativa é que o câncer é cerca de 30% a 40% evitável através de uma alimentação e nutrição adequadas, de atividades físicas regulares, da prevenção da obesidade e do não tabagismo. Em nível mundial isso representa que, a cada ano, cerca de 3 milhões a 4 milhões de casos de câncer poderiam ser evitados.

Confira 7 formas de prevenir o câncer e evitar a doença:

1. Não fume
O cigarro libera 4,7 mil substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e pelos não fumantes no ambiente. Quase um 1/3 das mortes por câncer são causadas pelo tabagismo. Evitar o fumo é a principal forma de se prevenir, principalmente contra os cânceres de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago.

2. Tenha uma alimentação saudável
Coma alimentos mais saudáveis como frutas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais, leite e derivados desnatados, e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados. A ingestão diária desse tipo de alimento pode evitar o desenvolvimento do câncer (confira dicas de alimentação aqui).

3. Amamente
A amamentação exclusiva até os seis meses de idade previne as mães do câncer de mama e as crianças da obesidade infantil.

4. Pratique atividades físicas diariamente
Manter o corpo saudável é essencial para se manter longe de diversas doenças, entre elas o câncer. A realização diária de exercícios como caminhar, dançar, ou até trocar o elevador por escadas irá te ajudar com essa meta (clique aqui e veja mais dicas).

5. Use preservativos
Algumas doenças sexualmente transmissíveis estão relacionadas ao processo de desenvolvimento do câncer. Entre elas destaca-se o papilomavírus ou HPV. A doença está associada ao câncer do colo do útero, de pênis, de ânus, de orofaringe e de boca.

6. Proteja-se do sol
Use a proteção adequada e evite o sol entre 10h e 14h. A exposição prolongada ao sol sem os devidos cuidados está ligada ao câncer de pele. No Brasil, cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados são cânceres de pele.

7. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de álcool está relacionado não somente ao câncer de fígado, mas também aos tipos de câncer de boca, de faringe, de esôfago, colorretal, e até de mama.

 

Fonte: Ecycle