Destaques, Notícias

Santa Casa promove Outubro Rosa em parceria com Apor e Laboratório Célula

publicado em 20 de outubro de 2016

Teve início nesta quarta-feira (19) e segue até o dia 21 a campanha Outubro Rosa para as funcionárias da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis. A instituição vai fazer exames preventivos do colo do útero, exames clínicos da mama e mamografias, em parceria com a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) e Célula Laboratório de Patologia e Citologia.

De acordo com Cesar Dauzacher, coordenador do setor de Educação Permanente em Saúde da Santa Casa, serão ofertados em torno de 400 exames. A campanha está na sexta edição e tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância do autoexame das mamas e do exame preventivo. “Nosso objetivo é também alcançar o número total de colaboradoras da instituição com os exames, promovendo essa conscientização sobre o autocuidado”, explica Cesar.

Os exames são feitos pelas enfermeiras da Santa Casa e também contam com o auxílio de estudantes residentes de Enfermagem e Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis. A ação acontece na Sala Lúdica e nos ambulatórios da ala oncológica mantida pela Apor, no 2º andar da Santa Casa.

As mamografias serão realizadas em mulheres a partir de 45 anos que apresentarem alteração durante o exame clínico. Elas serão encaminhadas para fazer o exame no Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama da Apor, em Rondonópolis, que já funciona desde julho atendendo a convênios com o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso, Prefeitura de Itiquira e Hospital Regional.