Destaques, Notícias

População pode contribuir com doações para o Hospital do Câncer

publicado em 27 de agosto de 2013

Concluída logo após a inauguração do Hospital do Câncer em agosto do ano passado, a Sala Lúdica do setor de Oncologia, que fica no 2º andar da Santa Casa de Misericórdia, tem um papel muito importante para os pacientes em tratamento na unidade.

“Este espaço serve tanto para a família, quanto para as pessoas que foram diagnosticadas com a doença ocuparem o tempo ocioso. Aqui é como se fosse um cantinho da casa deles”, diz a psicóloga Marisa Rosa, explicando que sala contribui significamente para o tratamento e entendimento dos pacientes com câncer, para que tenham uma visão positiva da situação.

Por isso, visando deixar o local – que foi todo montado com a ajuda da comunidade – mais interessante e diversificado, o grupo de palhaços ‘Trupe de Vida’, lançou na última semana uma campanha para a arrecadação de livros de todos os títulos e revistas para a biblioteca.

De acordo com a assessoria do hospital, além da contribuição de obras literárias, interessados também podem colaborar com trabalho voluntário, materiais de construção, linhas de crochê, retalhos de tecidos e dinheiro.

As doações podem ser feitas diretamente na Santa Casa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-2777, no setor de Psicologia.

TRATAMENTO AMIGO

A humanização do atendimento, segundo a psicóloga, é um diferencial no Hospital do Câncer em Rondonópolis. Um grupo de apoio, todas às terças-feiras, se reúne na sala lúdica para compartilhar experiências e incentivar um ao outro. Às quintas, acompanhantes e pacientes se juntam para  fazerem artesanato. Mas muitos usam o espaço apenas para se distrair e deixar um pouco ‘de lado’ o clima de hospital. “A oncologia é um setor diferenciado, que necessita dessa interação para cuidar dos pacientes, e também dos familiares e amigos. É preciso ter muito cuidado e carinho com todos do convívio social da pessoa que foi diagnosticada com a enfermidade”, certifica Marisa.

CENTRO CIRÚRGICO

Já na fase de aquisição de equipamentos, o centro cirúrgico do Hospital do Câncer, em breve começará a funcionar. Com três salas de operação, extensão pretende desafogar os procedimentos dos pacientes com a doença que operam na Santa Casa e reduzir o tempo de espera na fila.

O hospital possui 35 leitos em funcionamento, 12 quartos e uma sala lúdica. Por mês, são realizados uma média de 180 quimioterapias.

 

Fonte : gazetamt