Destaques, Notícias

No mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, a Apor realiza lives para conscientização com foco no diagnóstico precoce

publicado em 19 de novembro de 2020

Novembro chega e a Apor (Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis) se veste de azul. No mundo todo, o mês é dedicado à prevenção do câncer de próstata, uma doença que, no Brasil, é responsável por 15 mil mortes por ano.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão é que 65 mil novos casos acometam os brasileiros em 2020, principalmente os mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos. E a regra é a mesma para outros tipos de câncer: quanto mais cedo acontecer o diagnóstico maior a chance de cura.

Pensando na importância da prevenção, a Apor está realizando lives semanais via Instagram com especialistas no assunto. “Assim como fizemos no outubro rosa, foi a forma que encontramos para levar conscientização sobre um assunto tão importante mesmo durante a pandemia. O número de visualizações e participações têm nos surpreendido. É muito bom saber que os homens estão se preocupando com a saúde deles”, conta Marleide Narciso, gestora da Apor.

No último dia 12, o cirurgião oncológico Fernando Amorim foi o convidado da equipe da Apor para falar sobre o tema. Nesta quinta (19/11), a live será com o médico urologista Fernando Borges, às 19h30 no Instagram da Apor (@apormt). As lives também ficam disponíveis na rede social e no Youtube para quem quiser assistir depois. Este ano, as ações de conscientização da Apor estão sendo patrocinadas pela Bayer.

Prevenção e exames diagnósticos

A partir dos 45 anos, homens devem procurar anualmente um médico para fazer a dosagem do PSA, um exame de sangue que indica se há alguma alteração na próstata. Caso seja necessário, o médico vai solicitar o exame de toque e biópsias para fechar o diagnóstico. Homens com casos na família (pais e irmãos) devem ficar mais atentos à regularidade dos exames preventivos.

A prevenção desse tipo de câncer está associada à alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico.

Informação:

Live com Dr. Fernando Borges

Dia 19/11 (quinta), às 19h30.

No Instagram da Apor: www.instragram.com/apormt

Dúvidas: 3023-3200