Destaques, Notícias

Mulheres rondonopolitanas estão convidadas a participar do Dia D Outubro Rosa

publicado em 16 de outubro de 2013

A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (APOR) e a Santa Casa de Misericórdia realizam na próxima sexta-feira (18) o Dia D Outubro Rosa. Na ocasião será oferecido às mulheres da cidade uma série de serviços como, Teste rápido de glicose Aferição da pressão arterial, Coleta e exame do câncer do colo do útero, Autoexame das mamas e diversas orientações de saúde.

De acordo com a enfermeira Gabriela Costa é extremamente importante realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero regularmente  pois é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença, além de ser indolor, simples e rápido.

“Convidamos todas as mulheres para participarem dessa ação,  estaremos a partir das 08h aqui na praça da Santa Casa recebendo as mulheres que desejarem fazer o exame ou realizar os outros serviços de saúde que vamos oferecer”, destaca Gabriela Costa.

O atendimento será realizado das 08h às 17h sem intervalo para almoço, todos os serviços são gratuitos.

“É muito importante ressaltar que sem o apoio das empresas parceiras não seria possível realizar o Outubro Rosa 2013, desde já gostaria de agradecer a Agrofito Case, Grupo Impacto Brindes de Uniformes, Drogaria Central Mais, CVL Factoring, RR Card, Laboratório Célula e a  UNIC que estará no evento juntamente com o curso de enfermagem”, enfatiza a enfermeira.

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.