Destaques, Notícias

Mais de 300 exames de prevenção ao câncer de próstata são feitos em Tesouro e Alto Garças

publicado em 4 de novembro de 2014

A população masculina dos municípios de Tesouro e Alto Garças participaram de duas ações relacionadas ao câncer de próstata nos dias 25 de outubro e 1º de novembro. Através de parcerias entre as administrações municipais das duas cidades, lojas maçônicas e Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor) foram realizadas 330 coletas de PSA para posterior realização dos exames de prevenção à doença.

Em Tesouro, de acordo com o último censo do IBGE, vivem 500 homens com idade acima de 50 anos. A ação de prevenção atendeu 100 homens, o equivalente a 20% desta população. Para o presidente da Apor, Flávio Ribeiro Rocha, a iniciativa, além do caráter preventivo, serviu para esclarecer ainda mais o trabalho da entidade e do Hospital de Câncer de Rondonópolis junto aos doadores da cidade.

Em Alto Garças, o dia D do Novembro Azul, no dia 1º, recebeu 230 homens com idade a partir de 50 anos no Centro de Convivência. A ação foi realizada em parceria com a Loja Maçônica Constelação do Bonito nº 42, Secretaria Municipal de Saúde e Apor. Conforme Sônia Braga de Carvalho, assistente técnica da Secretaria de Saúde do município, a coleta de PSA continua durante todo o mês para atender os homens que não compareceram no sábado. “Vamos continuar coletando em homens a partir de 40 anos no Laboratório Municipal”, ressaltou. Ao final, a iniciativa terá atingido 28% desta faixa etária.

acao altogarcas

Outras secretarias municipais também colaboraram com o evento com serviços de manicure, corte de cabelo e entrega de mudas de plantas. Os presentes ainda tiveram uma palestra sobre câncer de boca com o médico cirurgião de cabeça e pescoço, de Rondonópolis, Carlos Henrique Fortes Pereira. A doença representa 10% do total de cânceres em todo o mundo e é a 6ª principal causa de morte no Brasil.

Doação

Em Alto Garças também foi entregue aos representantes da Apor um cheque de R$ 145.073,23, valor arrecadado durante o 2º Leilão de Alto Garças, realizado pela Loja Maçônica Constelação do Bonito nº 42.