Destaques

Hospital do Câncer inaugurou Centro Cirúrgico

publicado em 24 de março de 2014

A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), sob a presidência de Sérgio Mattei, entregouna noite de sexta-feira (21/03), o centro cirúrgico do Hospital do Câncer de Rondonópolis, no 2º piso da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade. A solenidade foi bastante prestigiada, contando com autoridades, imprensa e representantes de entidades, órgãos e parceiros que contribuíram na construção.

Com o centro cirúrgico oncológico, o Hospital do Câncer de Rondonópolis passou a contar com três salas cirúrgicas, uma sala de recuperação cirúrgica pós-anestésico e mais 08 apartamentos (estes ainda estão em fase de conclusão). O espaço leva o nome do pecuarista “Luiz Cláudio de Matos Pinto”, falecido em 2013 e que idealizou o leilão Esperança, na Exposul, em prol da obra. Quase 30% dos recursos das obras foram provenientes desse leilão.

A solenidade de entrega do centro cirúrgico foi conduzida pelo vice-presidente da Apor, Gastão de Matos. “Tudo que tem aqui é doação. A gente tem que agradecer à população. Todo esse trabalho é resultado do apoio da população de Rondonópolis e região que abraçou essa causa”, externou Gastão, pontuando, um a um, os principais parceiros e apoiadores da causa. Inclusive, lembrou que a cidade de Colniza, a 1.300 quilômetros de Rondonópolis, fez um leilão para ajudar o hospital.

Na solenidade, a Apor relatou também um pouco da ampla campanha preventiva na região de Rondonópolis, com realização de exames de PSA e colo do útero gratuitos, em parceria com a Maçonaria e Municípios. Somente em 2013 foram realizados cerca de 1 mil exames. Além disso, Gastão citou a importância das campanhas em parceria com a Rede Cemat, em que os contribuintes podem fazer doação ao hospital, assim como por meio dos cofrinhos espalhados no comércio, no qual clientes podem deixar o troco.

(Da redação com A Tribuna)