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Exercícios físicos ajudam a reduzir o stress?

publicado em 4 de dezembro de 2019

Você certamente já deve ter ouvido falar ou já viu reportagens sobre o assunto: exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse. Aliás, o estresse é uma das condições que mais afetam os brasileiros, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país mais ansioso do mundo.

O estresse é algo cada vez mais constante no dia a dia de todas as pessoas, até mesmo as crianças podem sofrer desse mal, pois, em alguns casos, são sobrecarregadas com diversas tarefas e não desfrutam de um período de lazer.

Confira abaixo como o exercício físico pode reduzir o estresse e de que forma isso acontece dentro do nosso organismo.

Como o exercício físico reduz o estresse?

O estresse libera uma substância chamada cortisol que, em grande quantidade, consegue provocar diversos problemas na nossa saúde. Hipertensão, cansaço constante e insônia são apenas alguns deles.

Enquanto o estresse libera substâncias prejudiciais, a atividade física é capaz de liberar neurotransmissores que provocam o bem-estar, como a dopamina e a serotonina. São eles que dão uma excelente sensação de bem-estar ao longo do dia.

Quais exercícios físicos ajudam a reduzir o estresse?

Escalada

Um tipo de atividade que além de exigir força física também exige muita concentração. Além disso, é o tipo de esporte que pode ser praticado em meio à natureza, outro fator que ajuda na redução do estresse.

Ioga

A ioga é uma prática oriental bastante antiga e que tem como foco o fortalecimento do centro de gravidade do corpo, ou seja, o core e a concentração por meio de exercícios de respiração. É como se enquanto o estresse acelera a frequência respiratória, a ioga desacelera.

Natação

Um tipo de atividade física que é bastante acessível e que pode ser feita em academias ou qualquer clube da sua cidade desde que com a instrução adequada de um profissional. Por ser em um ambiente aquático, muito do som externo fica abafado e como não há muita interação com outras pessoas, a atividade também contribui para uma maior concentração nos movimentos.

Dança

Uma atividade física que nem precisa de professor em si. Você pode chamar seu amigo ou companheiro para dançar em uma festa ou qualquer outro lugar. É claro que existem os clubes de dança com profissionais, onde você pode praticar 2 ou 3 vezes por semana. Além da dança, que já ajuda a liberar neurotransmissores do prazer, ainda tem a música que é outro fator desestressante.

Meditação

Cada vez mais os estudos estão comprovando os benefícios da meditação para a saúde física e mental. É uma prática que, sem dúvida alguma, ajuda a reduzir o estresse, ou melhor ainda, ajuda a lidar com o estresse. Ele faz parte da sua vida? Aceite-o e será muito mais fácil conviver com as tarefas do dia a dia sem necessariamente se manter estressado constantemente.

Existem diversos outros tipos de atividades que podem ser feitas para reduzir o estresse e você pode escolher a que mais lhe agrada. É importante que esse momento também seja um tipo de lazer, desta forma você aproveita todos os benefícios que as atividades oferecem para corpo e a mente.

Fonte: Unimed