Destaques, Notícias

Estudantes fazem visita à pacientes em tratamento de câncer

publicado em 6 de setembro de 2016

A segunda-feira (5) começou diferente para alunos do 4º e 5º ano do Colégio Adventista de Rondonópolis. Acompanhados das professoras e da coordenadora pedagógica, 35 crianças visitaram os pacientes internados e em tratamento de quimioterapia na ala oncológica mantida pela Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), na Santa Casa. O encontro ente os dois grupos aconteceu na Sala Lúdica, com café da manhã preparado pelas crianças e suas famílias, apresentações de canto e orações.

A visita faz parte do projeto Escola Viva, Escola Amiga, da Rede Adventista, que incentiva os alunos a olharem e se colocarem no lugar do próximo. “Nosso objetivo é que as crianças se sintam tocadas e também despertem a vontade de ajudar a entidade, as pessoas, e levem isso a suas famílias”, destacou Samantha Costa, professora do 5º ano. Os estudantes fizeram ainda apresentações que contaram passagens bíblicas e estiveram na sala onde os pacientes recebem os medicamentos para a quimioterapia e em alguns quartos de internação.

Ivo de Oliveira Machado faz tratamento na ala oncológica há um ano e gostou da surpresa. “É importante para as crianças saberem que na vida poderá haver momentos em que precisarão enfrentar espinhos”, disse. A paciente Adria Pereira de Oliveira, de 41 anos, luta contra o câncer há pelo menos dois anos e está internada na ala. Para ela, a visita foi ótima e renovou o espírito infantil que faz questão de guardar. “Sempre trabalhei com crianças, elas são o meu público mais verdadeiro. Eu luto para não perder a criança que há em mim, pois é muito importante preservar isso”, destacou.

Além da professora Samantha, acompanharam os alunos a professora Deise Reis e a coordenadora Thais Martins. Em outubro, o Colégio Adventista realiza a Feira do Conhecimento e os estudantes irão preparar informações sobre a Apor e vender bolos para arrecadar valores que serão doados à Associação.