Destaques, Notícias, Prevenção

Dicas para prevenir o Câncer

publicado em 10 de julho de 2018

A máxima “prevenir é melhor que remediar” não poderia se aplicar tão bem a outra doença quanto ao câncer. Estudos recentes mostram que até 40% dos casos de câncer e metade das mortes causadas pela doença são resultados de hábitos de vida que podem ser alterados e não causados por determinação genética, acaso ou contaminação química.

Confira algumas dicas de hábitos saudáveis para prevenir o câncer:

Alimentação saudável
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Sabe-se também que o consumo de alimentos industrializados, em especial carnes processadas e embutidas, está relacionado ao surgimento do câncer.

Evitar tabaco e álcool
Fumantes têm 10 vezes mais chance de desenvolver um câncer em comparação com não-fumantes. O consumo de tabaco está associado fortemente com o câncer de pulmão, além do câncer de laringe, pâncreas, bexiga, rins e boca. Um cigarro tem em média 43 substâncias carcinogênicas. Se combinado com o álcool o efeito pode ser ainda pior, aumentando em 38 vezes o risco de desenvolver câncer de vias aerodigestivas altas.

Se proteger do sol
A radiação solar invisível a nossos olhos, como a ultravioleta (UV), é essencial para a vida e a produção de vitaminas como a D. Em excesso, porém, provoca a multiplicação descontrolada de células da pele que pode levar ao câncer. Por isso, evite tomar sol de 10h às 16h, use protetor solar e procure um médico caso encontre manchas suspeitas na pele.

Sexo seguro
Alguns tipos de câncer podem ser provocados pela infecção por vírus sexualmente transmissíveis. O HPV, por exemplo, está associado ao câncer de colo de útero, de garganta e pês. Já o HTLV é associado a linfomas de células T e o HIV ao Sarcoma de Kaposi. Por isso, usar camisinha é se proteger contra o câncer também.

Atividades físicas
Obesidade e vida sedentária aumentam a incidência de certos tipos de câncer. Combinados, os dois fatores são responsáveis por 20% dos casos de câncer de mama, 50% dos carcinomas de endométrio, 25% dos tumores malignos do cólon e 37% dos adenocarcinomas de esôfago. Os exercícios físicos ajudam na prevenção do câncer e de outros problemas de saúde.

 

Fonte: Oncologiador