O que é o câncer?
É um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Ao se dividirem rapidamente, essas células provocam a formação de tumores malignos e podem se espalhar para outras partes do corpo, no processo conhecido como metástase.
O câncer é hereditário?
São raros os casos que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer papel importante. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição da família a uma causa comum.
Principais causas
Elas podem ser externas ou internas ao organismo, relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos. Causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões. As causas podem interagir, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células. Mais de 80% de todos os casos de cânceres estão associados a fatores ambientais.
Como prevenir?
A prevenção é um dos passos mais importantes para evitar a incidência de câncer. Conheça os principais fatores de risco:
Tabagismo
Hábitos Alimentares e Atividades Físicas
Alcoolismo
Hábitos sexuais
Fatores ocupacionais
Radiação Solar
Principais tipos de câncer
A detecção precoce, depois da prevenção, é o maior fator de sucesso no combate ao câncer.
Veja os principais tipos. Clique no tipo de câncer para saber como diagnosticá-lo:
Mama
Colo do útero
Pulmão
Próstata
Cólon e Reto
Boca
Estômago
Leucemia
Pele
Fonte: Fundação do Câncer