Destaques, Notícias

Confira guia completo. Informação, tipos de câncer, prevenção e sintomas

publicado em 17 de abril de 2014

O que é o câncer?

É um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Ao se dividirem rapidamente, essas células provocam a formação de tumores malignos e podem se espalhar para outras partes do corpo, no processo conhecido como metástase.

O câncer é hereditário?

São raros os casos que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer papel importante. Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição da família a uma causa comum.

Principais causas

Elas podem ser externas ou internas ao organismo, relacionadas ao meio ambiente e aos hábitos. Causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões. As causas podem interagir, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células. Mais de 80% de todos os casos de cânceres estão associados a fatores ambientais.

Como prevenir?

A prevenção é um dos passos mais importantes para evitar a incidência de câncer. Conheça os principais fatores de risco:

Tabagismo
Hábitos Alimentares e Atividades Físicas
Alcoolismo
Hábitos sexuais
Fatores ocupacionais
Radiação Solar

Principais tipos de câncer

A detecção precoce, depois da prevenção, é o maior fator de sucesso no combate ao câncer.
Veja os principais tipos. Clique no tipo de câncer para saber como diagnosticá-lo:

Mama
Colo do útero
Pulmão
Próstata
Cólon e Reto
Boca
Estômago
Leucemia
Pele

Fonte: Fundação do Câncer