Destaques, Notícias

Campanha vai atender população para o diagnóstico de câncer bucal e de laringe

publicado em 17 de julho de 2015

O dia 27 de julho foi definido internacionalmente como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço. Em Rondonópolis, uma campanha da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), com apoio da Prefeitura Municipal, vai atender a população com consultas e exames para o diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, com foco no câncer bucal e de laringe.

A ação acontece no sábado, dia 25 de julho, no Ceadas, próximo ao PA Municipal. As senhas serão distribuídas das 7h às 8h. A campanha tem o intuito de atender homens e mulheres, a partir de 50 anos de idade, que tenham antecedentes familiares com câncer nessas regiões ou que apresentem feridas na boca que não cicatrizam e rouquidão persistente. Além dessas características, pessoas que fumam ou consomem álcool em excesso também podem desenvolver a doença.

De acordo com o médico cirurgião de Cabeça e Pescoço, Carlos Henrique Pereira Fortes, que está coordenando a campanha na cidade, as pessoas serão examinadas e, caso necessário, farão a biópsia no mesmo dia e local. “Faremos o diagnóstico completo e daremos as orientações para o caso de exames complementares”, explicou. Não há nenhum tipo de restrição para o exame clínico e biópsia.

A Apor é mantenedora da ala oncológica localizada na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, que atende em média 1.200 pacientes mensalmente no tratamento de câncer. Os serviços hospitalares são mantidos através de doações de empresas, entidades e pessoas. O atendimento à população é gratuito.