Destaques, Notícias

Apor realiza Café da Manhã Especial para comemorar Dia Internacional da Mulher

publicado em 8 de março de 2019

Conversa sobre autocuidado para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama abriu o evento.

No Dia Internacional da Mulher, a manhã foi florida no Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama (Centro de Imagens) da Apor. A Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis realizou um Café da Manhã Especial para comemorar a data que comemora a luta das mulheres no mundo todo.

Cerca de 50 mulheres, entre pacientes, voluntárias e parceiras da Apor, estiveram juntas para conversar sobre a importância do autocuidado. Flavio Rocha, presidente da Associação, abriu o evento dando as boas-vindas. Suely Malimpensa, que coordena o Núcleo de Psicologia da Apor, falou sobre a importância das mulheres olharem para si e se cuidarem.

Silvana, enfermeira gestora do Centro de Imagens reforçou a importância desse autocuidado. “Muitas mulheres que chegam até nós relatam que sentem medo de fazer os exames com receio do diagnóstico, outras dizem que acabam adiando os exames preventivos por que não colocam o autocuidado como prioridade. Filhos, marido, trabalho acabam tomando nosso tempo e vamos deixando de nos cuidar. A conversa do nosso café foi sobre a importância de olharmos com carinho para nós com o mesmo carinho que olhamos para nossa família”.

Silvana e Suely também ressaltaram que o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta muito a chance de cura. “Estar em dia com os exames preventivos é fundamental. Uma mulher que tem o diagnóstico do câncer de mama na fase inicial tem 95 % de cura”, pontuou a enfermeira.

Cleide Bastos, da Igreja Presbiteriana Cidade Salmen, parceira da Apor em muitos projetos, fez uma oração para agradecer a manhã repleta de bons encontros e de reconhecimento pela luta e garra das mulheres. As mulheres, com rosas na mão, agradeceram juntas por suas trajetórias.

Centro de Imagens e a prevenção do câncer de mama

Em 2018, o Centro de Imagens da Apor realizou 6389 mamografias. As mulheres que desejam fazer os exames preventivos pelo Centro de Imagens devem passar pelo Posto de Saúde da Família mais próximo de sua casa. O médico responsável vai fazer o encaminhamento para que os exames sejam feitos. Na Apor, as pacientes fazem os exames sem custo nenhum. A manutenção das atividades da Apor acontece a partir das parcerias com prefeituras da região, mas, principalmente, graças às doações realizadas pela sociedade civil.