Notícias

Apor faz evento para arrecadar recursos

publicado em 4 de abril de 2012

A primeira etapa do Hospital do Câncer de Rondonópolis deve ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano. Para arrecadar fundos que vão ser usados na conclusão da segunda etapa no hospital, a Associação dos Pacientes de Câncer de Rondonópolis (Apor) realiza hoje, no Caiçara Tenis Clube, a partir das 20h, um Show de Prêmios. Vão ser sorteados um carro Celta, uma moto e uma televisão 32 polegadas. As cartelas podem ser adquiridas por R$ 30 e o sorteio não é presencial.

De acordo com o presidente da Associação, Gastão de Matos, a expectativa é de que seja arrecada a quantia de pelo menos R$ 70 mil. “Esse dinheiro vai ser usado para concluirmos a segunda etapa do Hospital, que deve ser inaugurada até setembro deste ano”, afirma.

Na primeira etapa do Hospital do Câncer da cidade, que está sendo construída no segundo andar da Santa Casa de Misericórdia – localizada na Vila Birigui – vai contar com recepção, sete apartamentos, todos climatizados, com banheiro e bebedouro e televisão e um total de 20 leitos.

A pintura do local já está concluída e os móveis como, camas, colchões e suporte para soro já chegaram. Para concluir essa etapa faltam apenas alguns ajustes na rede elétrica do local e a instalação das campainhas nos quartos e banheiros. “Assim que terminarmos, vamos entregar para a sociedade”, garante Gastão.

A segunda etapa, que deve ficar pronta até setembro, vai contar com mais cinco apartamentos, cinco consultórios, uma sala de mamografia, uma sala administrativa e ainda a sala lúdica, onde os pacientes vão poder ler livros, usar o computador, fazer trabalhos manuais, além de ser um ambiente também para orações e meditação.

“Os pacientes de câncer levam uma vida muito difícil, por causa do tratamento que é bastante abusivo. Por isso, com essa sala lúdica, queremos proporcionar a eles um pouco mais de conforto e entretenimento”, explica.

A construção do Hospital está sendo desenvolvida pela Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), com a ajuda da sociedade, através da promoção de eventos beneficente e doações diversas. O novo hospital vai oferecer tratamento especializado e adequado á qualquer pessoa que precisar.

O objetivo é evitar que a evasão dos pacientes para outros municípios ou estados e ainda que esses pacientes gastem mais do que podem com o tratamento.