Destaques, Notícias

Apor faz 12 anos: instituição é referência na prevenção, diagnóstico precoce do câncer e atendimento humanizado

publicado em 30 de junho de 2021

Desde que a Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis foi fundada, em 30 de junho de 2009 por voluntários, ela se tornou uma referência na prevenção do câncer de mama para os pacientes com câncer de toda região sul do Mato Grosso.

Casa de Apoio para pacientes oncológicos e seus acompanhantes, apoio durante todo o tratamento, busca ativa para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer estão entre as ações viabilizadas pela entidade que, só este ano já contabiliza mais de 3 mil atendimentos.

Para se ter uma ideia da importância do trabalho desenvolvido, entre janeiro e maio de 2021, 75 novos casos de câncer de mama foram rastreados e diagnosticados no Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama da Apor, localizado na Avenida Cuiabá.

“São mulheres que, possivelmente, ficariam perdidas se não fosse o trabalho de rastreamento, de prevenção e diagnóstico precoce realizado pela Apor. E diagnosticar o câncer de mama no começo faz toda diferença para o tratamento. A chance de cura nesses casos é de 95%”, explica Marleide Narciso, gestora da Apor.

Marleide lembra que, antes do Centro de Prevenção da Apor ser inaugurado, em fevereiro de 2016, existiam mais de 7 mil mulheres da região na fila do SUS aguardando por uma mamografia. A espera era de até três anos.

Desde que o Centro de Prevenção surgiu, o trabalho da Apor nesse sentido foi intenso. Em 2018 zeramos essa fila. Hoje, entre passar pelo médico na Unidade de Saúde do bairro e realizar a mamografia na Apor, costumas ser rápido“, conta a gestora que reforça a importância das mulheres fazerem seus exames preventivos anualmente a partir dos 40 anos.

Apor precisa de ajuda na luta contra o câncer

Apor sobrevive principalmente de doações que, com a pandemia da Covid-19, diminuíram drasticamente. “Precisamos muito de ajuda de toda população de Rondonópolis e região para que nossas portas continuem abertas. Temos recebido doações de fraldas geriátricas, cestas básicas e doações em dinheiro. Qualquer valor ajuda“, diz Marleide.

Entre as próximas ações realizadas pela entidade, Marleide destaque a Rifa do Dias dos Pais que está sendo organizada pelos voluntários da Apor. Com mais de 30 prêmios, a rifa custa R$ 10,00 por número e seu sorteio está marcado para o dia 06 de agosto, pelo Instagram da Apor.

O 4º Bazar Solidário em prol da Apor acontece em seguida, no dia 07 de agosto, em local ainda a ser definido. Doações de roupas, calçados e utensílios domésticos, móveis, materiais de construção e outros itens, em bom estado podem ser deixados no Centro de Prevenção da Apor, na Avenida Cuiabá, 1285, em Rondonópolis.

“No aniversário da Apor, pedimos ajuda para que nossas equipes possam continuar acolhendo e dando todo suporte necessário para os pacientes que lutam contra o câncer. Nós temos fé que essa fase de dificuldade vai passar. Em nome de todos os pacientes oncológicos da Apor, a Equipe da Apor agradece a todos que fizeram e fazem parte dessa história da Apor, de valorização à vida. Gratidão!”, finaliza Marleide.

Doações:  

PIX: CNPJ: 11.161.816/0001-13.

Banco Sicredi

Agencia 0809- Conta Corrente: 25.336-7

Site: www.apormt.com.br/doe

Informações: (66) 99629-9347 / 99907-4335 / 3023-3200