Destaques, Notícias

Ações de prevenção e conscientização marcam o Outubro Rosa da Apor

publicado em 2 de novembro de 2017

Palestras, exames de prevenção, entrevistas, entre outras ações, fizeram parte do Outubro Rosa, mês utilizado no mundo todo para falar sobre o câncer de mama e alertar as pessoas sobre a doença, a importância dos hábitos saudáveis de vida, autoexame e tratamento. Todos os anos, a Apor, com o apoio de parceiros, leva à população a chance de conhecer mais sobre o assunto e se prevenir.

Foi assim em palestras para funcionárias de empresas de Rondonópolis, como a Transportadora Rodorápido, a Transoeste e a Vértice. Participantes do Cursilho Jovem da Diocese de Rondonópolis/Guiratinga também escutaram atentos os voluntários da Apor e conheceram mais sobre o trabalho da entidade. No Senac Rondonópolis, o mês foi marcado por uma ação que vai beneficiar pessoas que precisam de perucas. A instituição promoveu palestra e cortes de cabelo gratuitos para doação ao projeto Um Fio de Amor.

No dia 28 de outubro a Apor fechou com chave de ouro as atividades com a 3ª Caminhada Outubro Rosa, evento realizado pela TV e rádio Centro América com o apoio da Apor e patrocínio de empresas. O público entusiasmado assistiu a apresentações de danças, utilizou serviços de aferição de pressão e ganhou brindes, como exames preventivos. Nem o tempo armado pra chuva intimidou os participantes, que apesar de não conseguir fazer a caminhada pela Avenida Lions Internacional, movimentou o corpo com a zumba.

A dona de casa Alice Fernandes Leite da Silva, de 71 anos, participou do evento acompanhada da filha. Alice já teve câncer de mama há cerca de 10 anos e passou pelo tratamento através da Apor. “Descobri cedo o tumor, fiz quimio e radioterapia. Depois de mim duas irmãs minhas tiveram e morreram, é uma doença perigosa”, declarou. Desde então, dona Alice faz os exames preventivos, assim como suas duas filhas.

A venda de quase mil camisetas da Caminhada rendeu R$ 18.650,00 para a Apor. A entidade ainda doou 27 exames de mamografias, que já foram realizados no Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama da Apor. E no ano que vem tem mais!